Já que você não está fazendo nada no feriado, que tal uma aula de gramática? Brincadeira… mas, falando sério!


Muita gente fala sobre como aprender inglês. Existem esses cursos de “aprenda inglês em 3 meses”, etc. Você sabe que isso é uma piada, né? O que você realmente precisa fazer é mergulhar na língua. É o que chamamos de imersão: contato constante e de uma forma divertida e prazerosa. Sempre ouvindo inglês em diferentes contextos, você perceberá que o vocabulário se repete, e as estruturas gramaticais começam a fazer sentido. Assim, você vai aprendendo naturalmente, porque simplesmente estudar lições de gramática não é suficiente para usar o idioma nos contextos certos.

Eu sempre digo que gramática nada mais é do que a forma correta de expressar uma ideia específica em inglês. Para isso, é essencial entender como usar as estruturas e o vocabulário no contexto certo. Por exemplo, quanto mais você vê o present perfect sendo usado em situações reais, mais você entende como utilizá-lo. O mesmo vale para vocabulário e para a forma como os nativos contraem e reduzem as sentenças ao falar.

E é exatamente isso que fazemos na nossa comunidade do Patreon. Toda semana, enviamos um vídeo curto, de 1 a 2 minutos, com inglês nativo. Na terça-feira, analisamos o vídeo juntos, destacando palavras-chave, vocabulário, expressões, phrasal verbs, etc. Na quarta-feira, estudamos as estruturas gramaticais: Por que usaram o present perfect aqui? Por que usaram o futuro com “going to” ou com “will” ali? Por que usaram “would” em vez de “used to” para falar sobre o passado? Tudo isso é estudado no contexto do vídeo da semana.

Procuramos sempre selecionar vídeos interessantes, que prendam sua atenção. Na quinta-feira, revisamos as sentenças, mostrando como são pronunciadas naturalmente, com as contrações e reduções típicas do inglês nativo. Funciona assim:

  • Segunda-feira: vídeo da semana (disponibilizamos também o áudio para quem prefere).
  • Terça-feira: análise detalhada do vídeo, frase por frase, destacando vocabulário, expressões e phrasal verbs.
  • Quarta-feira: estudo das estruturas gramaticais no contexto do vídeo.
  • Quinta-feira: lição sobre a pronúncia natural (relaxed speech) das sentenças do vídeo.
  • Sexta-feira: envio do texto completo, para que você possa revisar tudo.

A ideia é que, durante a semana, você pratique ouvindo e se acostume com os sons do idioma, sem depender da leitura. Essa é a forma mais eficaz de se tornar fluente em inglês.

Não estou dizendo que você precisa participar do nosso grupo no Patreon. Estamos aqui para ajudar, mas fica a dica: assista a vídeos, marque o vocabulário, analise as estruturas e preste atenção ao porquê de usarem certas construções. É assim que todos que são fluentes aprenderam.

Ah, e hoje, no feriado, aproveitamos para liberar uma lição gratuita no nosso grupo do Patreon. Você pode assistir ao vídeo original que estamos analisando nesta semana, bem como acessar as lições de vocabulário e gramática. É uma ótima oportunidade para experimentar. Tudo isso está disponível lá em www.patreon.com/inglestodososdias.

Então, vamos à aula? Boa aprendizagem!

FRASES ANALISADAS NA LIÇÃO:

This is the time—not January 1st or when people traditionally think of changing.

Yeah, January gets all the credit, but based on research, fall we’re naturally more productive because we have been in ourselves getting back to school, getting our new notebook.

I don’t want you to waste this at work. I want you to use these tips for yourself.

People think about productivity as doing more. We’re going to do less.

Stop looking at your phone first thing in the morning for an hour.

But, like an idiot, I used to reach for my phone… squeeze all that juice on social media.


https://www.patreon.com/inglestodososdias

 

Podcast Anterior